Wednesday, February 6, 2013

Direto do cafezal

 
Arthur Fiorott – especialista em degustação de café e diretor de marketing da Conilon Brasil

Pilar da economia agrícola capixaba e responsável pela movimentação de renda de grande parte dos municípios, o café faz parte do dia-dia do Espírito Santo. No campo e na mesa, o produto é a marca da agricultura capixaba. Neste espaço, no site www.campovivo.com.br as terças e quintas-feiras, Arthur aborda as novidades e tendências da cafeicultura. Na quartas e sextas, o blog CAFETERIA publicará o artigo.



Qual o papel do Conilon de Qualidade no mercado de Cafés de Gourmet?


Essa pergunta todos os envolvidos no agronegócio café estão querendo responder para entrar no mercado de cafés de qualidade. Há alguns aspectos e sinais que o mercado disponibiliza na qual os envolvidos nesse negocio podem usar para seu direcionamento.

Em primeiro lugar, a demanda por cafés de alta qualidade está crescente e de maneira sólida. Com uma demanda sólida e uma oferta limitada de arábicas, surge uma pressão nos preços da matéria prima e um achatamento nas margens líquidas dos torrefadores, logo, há uma necessidade de equilibrar essa conta. O conilon de qualidade é capaz de ser inserido nesses blends de alta qualidade sem piorar a qualidade do produto final, diminuindo ou mantendo o custo da operação; e digo mais,Conilon de qualidade melhora certos blends de arábica, incorporando atributos que arábicas não possuem.

Em segundo lugar, no cenário de médio e longo prazo, a substituição cada vez maior por robustas de qualidade será a única alternativa para as torrefações, pois as áreas agricultáveis propicias para café Arábica estão diminuindo e o café Conilon tem se tornado uma opção rentável para os produtores.

Para não me alongar, diversos fatores contribuem para que nos próximos anos, o percentual de Conilon nos blends de café especial aumente, porém há de ser fazer o dever de casa no processo produtivo e na comercialização dessa espécie de café. O conhecimento do produto que está sendo colocado no mercado é de extrema importância para que aumente o volume desse tipo de café ofertado ao consumidor.

P.S. Essa semana, a café editora lança o primeiro guia de cafeterias do Brasil. Belo trabalho realizado por essa competente empresa. Parabéns aos idealizadores.

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