Arthur
Fiorott – especialista em degustação de café e diretor de marketing da Conilon
Brasil
Pilar
da economia agrícola capixaba e responsável pela movimentação de renda de grande
parte dos municípios, o café faz parte do dia-dia do Espírito Santo. No campo e
na mesa, o produto é a marca da agricultura capixaba. Neste espaço, no site www.campovivo.com.br as terças e
quintas-feiras, Arthur aborda as novidades e tendências da
cafeicultura. Na quartas e sextas, o blog CAFETERIA publicará o artigo.
Qual
o papel do Conilon de Qualidade no mercado de Cafés de
Gourmet?
Essa
pergunta todos os envolvidos no agronegócio café estão querendo responder para
entrar no mercado de cafés de qualidade. Há alguns aspectos e sinais que o
mercado disponibiliza na qual os envolvidos nesse negocio podem usar para seu
direcionamento.
Em
primeiro lugar, a demanda por cafés de alta qualidade está crescente e de
maneira sólida. Com uma demanda sólida e uma oferta limitada de arábicas, surge
uma pressão nos preços da matéria prima e um achatamento nas margens líquidas
dos torrefadores, logo, há uma necessidade de equilibrar essa conta. O conilon
de qualidade é capaz de ser inserido nesses blends de alta qualidade sem piorar
a qualidade do produto final, diminuindo ou mantendo o custo da operação; e digo
mais,Conilon de qualidade melhora certos blends de arábica, incorporando
atributos que arábicas não possuem.
Em
segundo lugar, no cenário de médio e longo prazo, a substituição cada vez maior
por robustas de qualidade será a única alternativa para as torrefações, pois
as áreas agricultáveis propicias para café Arábica estão diminuindo e o café
Conilon tem se tornado uma opção rentável para os
produtores.
Para
não me alongar, diversos fatores contribuem para que nos próximos anos, o
percentual de Conilon nos blends de café especial aumente, porém há de ser fazer
o dever de casa no processo produtivo e na comercialização dessa espécie de
café. O conhecimento do produto que está sendo colocado no mercado é de extrema
importância para que aumente o volume desse tipo de café ofertado ao
consumidor.
P.S.
Essa semana, a café editora lança o primeiro guia de cafeterias do Brasil. Belo
trabalho realizado por essa competente empresa. Parabéns aos
idealizadores.
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