Wednesday, February 20, 2013

A gestão da marca “Conilon”.


Quando alguém menciona a palavra conilon, qual a primeira palavra que vem a sua cabeça?

Por muitos anos, o café Conilon foi tratado como um café ruim, aliás, no início de sua produção comercial no Brasil era taxado como veneno por alguns. Outros diziam que Conilon nem era café e assim foi durante anos.

Ser reconhecido como café ruim ou veneno é muito pior que não ser conhecido. Esse estigma o Conilon tem carregado e alguns poucos na cadeia estão tentando desmistificar essa má imagem que esse café possui.

Podemos dividir o reconhecimento do café Conilon em dois mercados: Mercado Interno e mercado Externo.

Quando mencionei acima que é melhor não ser reconhecido a ter uma imagem ruim, é porque no mercado interno o café Conilon é visto como um produto de segunda linha, ruim, inferior. Em um processo de construção de uma imagem, gasta-se muito mais recursos quando já existe um pré conceito em relação a um produto, imagem ou pessoa.

No mercado Externo, o café Conilon é pouco conhecido, logo os produtores e comerciantes do Conilon tem uma oportunidade única para demonstrar todas as qualidades do café Conilon produzido no Brasil e posicioná-lo em mercados de alto valor agregado. Competir com o Vietnã em custo é quase que cometer um suicídio. Temos que diferenciar o Conilon em relação aos outros cafés do mundo.

Fazer a gestão de uma marca não é simplesmente colocar uma propaganda em um jornal e dizer que o produto é bom. O consumidor assim que experimentar verá que o produto não condiz com que está sendo anunciado. Gerir uma marca é gerenciar todos os aspectos mercadológicos desse produto; é ter uma relação com o consumidor do seu produto; Saber como o café é consumido. Produzir por produzir, sem gerir os processos que agregam valor ao café é simplesmente produzir uma commodity e deixar que os outros precifiquem seu produto.

O café Conilon precisa de uma gestão de marca que o posicione de maneira correta, senão sempre será um café de segunda linha.


No comments: